Agora, foi o momento dos representantes da CETESB visitarem o órgão ambiental Paraense. Um encontro técnico marcou a continuidade de uma conversa, iniciada em São Paulo, com o objetivo de viabilizar ações integradas e o compartilhamento de informações de monitoramento ambiental, entre as entidades Paulista e Paraense.
Thomaz Toledo, diretor – presidente da CETESB, foi recebido por Rodolpho Zahluth Bastos, secretário-adjunto de Gestão e Regularidade Ambiental da Semas/Pará. A conversa girou em torno da apresentação da estrutura da Secretaria e as obras, na cidade de Belém, para receber a 30ª Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas – COP30. “A viabilidade de trabalho conjunto entre a CETESB e a SEMAS – Pará teve início em 2024, com uma equipe da Secretaria Paraense conhecendo as instalações da Companhia Ambiental Paulista. Agora, estamos aqui, para continuar a conversa. Belém está em um momento de transformação, em função da COP 30, e conhecemos algumas delas. Tudo é realizado pelos técnicos Paraenses, que cuidam do meio ambiente e fazem o licenciamento ambiental.” Destacou Thomaz Toledo.
“É uma alegria receber os representantes da CETESB, órgão que colaborou na qualificação técnica da Avenida Liberdade, fato que proporcionou avanços na gestão ambiental. A troca é valiosa, e é um prazer mostrar as obras feitas para COP30.” Afirmou o secretário-adjunto.
Capacitação, transmissão de conhecimento e COP30
SEMAS e CETESB estão fomentando a renovação de um acordo de cooperação técnica, com foco na capacitação, na transmissão de conhecimento, e no apoio técnico em projetos. O encontro incluiu visitas às obras da Avenida Liberdade, do Parque da Cidade, e do Porto Futuro II, em preparação para a COP30, que ocorrerá no final de 2025.