A cidade de Búzios, conhecida internacionalmente pelos atrativos naturais, foi palco, em 24/10, da 115ª reunião ordinária da ABEMA – Associação Brasileira de Entidades de Meio Ambiente.
A reunião, que teve a participação do diretor – presidente da CETESB, Thomaz Toledo, contou com relatos sobre o programa Brasil M.A.I.S, da Polícia Federal, que prevê a aplicação de imagens de satélite, em alta definição, como apoio as ações de segurança pública, polícia judiciária e administrativa.
Ludimila Lima Da Silva, superintendente de Concessões, Permissões e Autorizações dos Serviços de Energia Elétrica da ANEEL – Agência Nacional de Energia Elétrica, salientou as estratégias de implementação de investimentos no setor de energia. Outro tema abordado, com avanços nas discussões, foi a organização da participação coletiva dos representantes na 28ª edição da Conferência das Partes, a COP28, que será realizada nos Emirados Árabes, no final de novembro.
Thomaz Toledo esteve em reunião com a delegação da Asociación Nacional de Autoridades Ambientales Estatales, do México, onde temas como logística reversa, licenciamento ambiental e ações de sustentabilidade foram debatidos.
Sobre a Abema
A Abema reúne 26 secretarias de Estado e 22 autarquias e fundações, responsáveis pela implementação da política ambiental, pela maioria dos atos administrativos – licenças e autorizações -, além de tantos outros instrumentos da Política Nacional de Meio Ambiente como, zoneamento, avaliação de impacto ambiental, infrações administrativas, gestão florestal, biodiversidade, recursos hídricos e mudanças climáticas, concentrando boa parte das responsabilidades pelas políticas públicas de meio ambiente do Brasil.