O encontro técnico ocorreu, nos dias 08, 09 e 10/08, na CETESB, e foi fruto de uma iniciativa dos governos do Chile e da Colômbia, no âmbito do Projeto CALAC + – Clima e Ar Limpo em Cidades da América Latina. O objetivo foi conhecer as ações de controle e monitoramento dos sistemas de mitigação de emissões de poluentes em veículos adotadas no país e no estado de São Paulo, especialmente com relação aos veículos pesados.
O diretor-presidente da CETESB, Thomas Toledo, afirmou que a Companhia conta com parceiros para intercâmbio tecnológico e de conhecimento. “A CETESB é a maior referência para o Brasil, seu quadro técnico é capacitado nos diversos temas, tanto no controle de fontes fixas quanto de fontes móveis. Gerar e exportar conhecimento para nós é importante, além de estreitar laços e criar canais de intercâmbio, estamos prontos para aprender com as parcerias e experiências.”
A diretora de Engenharia e Qualidade Ambiental, Carolina Mariani, apresentou as ações desenvolvidas pela sua Diretoria. “Temos uma gama de análises e matrizes ambientais para o desenvolvimento de trabalhos e pesquisas necessárias à implantação de programas de controle e redução das emissões de fontes de poluição, inclusive de gases e ruídos veiculares.”
A missão estabeleceu um canal para troca de informações sobre ações aplicáveis no controle de emissões de veículos automotores. A proximidade regional, similaridade cultural e a competência de todos os técnicos envolvidos na missão – CETESB e CALAC+ – colaboraram para o um entendimento dos problemas associados à poluição veicular observados no Brasil, Chile e Colômbia, assim como na identificação de medidas que devem enriquecer debates relacionados à implantação e revisão de ações.
O Chile foi representado por Nancy Manriquez, do Ministério do Meio Ambiente, e Ricardo Novoa, do Ministério dos Transportes e Telecomunicações, e Franco Fuentes, coordenador do CALAC+ no Chile. A Colômbia enviou para missão Jaime Rueda Gomés e Mayra Lancheros, ambos representantes do Ministério do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, e Andrés Felipe Díaz, coordenador do Programa CALAC+ no país. A missão técnica ao Brasil contou com o apoio da Swisscontact – Fundação Suíça para Cooperação Técnica.
A programação do encontro técnico internacional foi feita pelas equipes do departamento de Apoio Operacional, com acompanhamento técnico do setor de Controle de Emissões de Veículos em Uso, ambos da CETESB. O encontro internacional foi organizado pelo departamento de Cooperação Institucional e Internacional e pelo setor de Cooperação Externa, também da Companhia.