O dia 5 de junho é marcado por uma comemoração mundial: O dia do meio ambiente. Hoje, para todos os povos do planeta, é crucial assegurar um mundo sustentável para as futuras gerações.
A data foi lembrada pelo Governo do Estado de São Paulo, em um evento no Jardim Botânico, que contou com a presença do Governador Rodrigo Garcia.
Origem do Dia Mundial do Meio Ambiente
Em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, a ONU – Organização das Nações Unidas instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 05 de junho.
A data, que foi escolhida para coincidir com a realização da conferência, objetiva chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.
Na Conferência, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, iniciou-se uma mudança global no modo de ver e tratar as questões ambientais, além de serem estabelecidos princípios para orientar a política ambiental em todo o planeta.
“A proteção e o melhoramento do meio ambiente humano é uma questão fundamental que afeta o bem-estar dos povos e o desenvolvimento econômico do mundo inteiro, um desejo urgente dos povos de todo o mundo e um dever de todos os governos.”
Declaração de Estocolmo sobre o ambiente humano – 1972