Agência ambiental Paulista contará com uma nova ferramenta para gerir resíduos sólidos no Estado, o que irá colocá-la em novo patamar na análise de dados.
A diretora-presidente da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, Patrícia Iglecias, e o diretor-presidente da Green Platforms Gerenciamento de Dados S/A, Francisco Rego, assinaram, em 20/8, um Termo de Doação que envolve a cessão do direito de uso de software voltado ao controle à distância, e em tempo real, da geração de resíduos. O valor estimado da doação é de R$ 12 milhões, referentes a serviço e suporte, considerando o período de dez anos.
Segundo Rego, no que se refere ao desenvolvimento humano, técnicos da CETESB, considerados referências ambientais no Brasil, serão alçados a cientistas de dados. “Quando o Big Data estiver todo organizado, vai operar como um Smart Data, gerando grande volume de dados. Com base nessas informações, os técnicos terão acesso a diversos indicadores e poderão criar novas políticas e novos controles.”
Ele conta que a Green Platforms está sendo procurada por gestores de outros Estados, interessados em conhecer o sistema, e avalia que a Cetesb pode ser uma líder técnica no País.
A presidente da CETESB concorda e afirma que a contribuição pode ocorrer por meio de cooperação. “Vamos oferecer nossa expertise em vários segmentos para outros Estados. São Paulo é uma força muito grande e justamente por isso, nossa responsabilidade é ainda maior. Temos os passos dessa parceria muito claros, além de toda a questão da transparência. A experiência pode ser usada como modelo por outros Estados.”
A gerente da divisão de logística reversa e gestão de resíduos sólidos, Lia Demange, acredita que a ferramenta irá suprir a necessidade da companhia de aumentar a velocidade de comunicação com as agências ambientais. “Poderemos aumentar a velocidade das análises dos relatórios para dar vazão à imensa demanda que temos atualmente. O sistema é um dos grandes legados que a atual gestão deixará na área de logística reversa.”
O assistente executivo da presidência da CETESB, João Potenza, explica que o serviço de sustentação, suporte e manutenção do sistema será prestado pela Green Platforms sem qualquer custo.
Segundo ele, a prestação de serviço compreende a manutenção corretiva e preventiva, atualizações tecnológicas e alterações de escopo de negócio, além de outras customizações a serem realizadas para atender as necessidades dos controles internos da companhia.
A ferramenta será customizada para atender a legislação de resíduos da construção civil e de logística reversa. O acordo prevê, ainda, a disponibilização efetiva de suporte técnico do software remoto, telefônico ou por chat, que permitirá troca de mensagens instantâneas. O serviço ficará disponível em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 08h00 às 17h00.
O software será instalado e operado no ambiente tecnológico da Green Platforms, com desempenho de banda para dez mil acessos simultâneos. A hospedagem será custeada pela empresa por um período de três anos.
O Termo de Doação permitirá que a CETESB dê um salto de qualidade e eficiência no SIGOR. “Vamos avançar tanto na rastreabilidade dos resíduos sólidos, quanto no controle da quantidade e tipologia dos resíduos gerados e destinados para locais ambientalmente adequados e licenciados.” Explica Potenza.
Agora, após a assinatura do Termo de Doação, os técnicos das duas empresas irão elaborar cronograma para o desenvolvimento e entrega de três produtos: SIGOR Módulo Logística Reversa; Atualização e Melhorias do SIGOR Módulo Construção Civil; e o Aplicativo de celular para RCC – Resíduos da Construção Civil. Algumas entregas estão previstas para ocorrerem até o final deste ano.
Texto: Cris Olivette
Fotos: Pedro Calado
Programação da Matéria no site: PPSM