A diretora-presidente Patrícia Iglecias e a gerente do Setor de Águas Litorâneas da CETESB Claudia Lamparelli participaram, entre os dias 2 e 5 de março, da primeira reunião internacional do grupo de trabalho da Parceria para Resíduos Plásticos da ONU, realizada em Beau Vallon, na República das Seychelles, no oceano Índico Ocidental.
O encontro decorre de uma resolução dos Estados membros, firmada na 14ª reunião da Conferência das Partes (COP14), da Convenção da Basileia, com o objetivo de melhorar e promover a gestão de resíduos plásticos em âmbito global e também prevenir e minimizar sua geração, de modo a reduzir, a longo prazo, a descarga de resíduos plásticos e microplásticos no meio ambiente.
O Ministro do Turismo, Didier Dogley, fez a abertura da reunião, organizada com apoio dos governos do Canadá, Japão, Noruega e Suíça. A CETESB é o Centro Regional para a América Latina e Caribe representando o Brasil nas importantes discussões entre os signatários e observadores, com o intuito de se traçar um caminho para o próximo biênio, a fim de implementar projetos-piloto voltados para a redução de resíduos plásticos.
A reunião contou com mais de 150 participantes de diferentes estados, organizações não governamentais, da sociedade civil e do setor privado que, durante quatro dias, discutiram sobre como implementar um plano de ação em relação aos problemas enfrentados pela geração de resíduos plásticos ao redor do mundo. Segundo Patrícia Iglecias, procurou-se transferir conhecimentos, experiências e informações, visando à formulação de políticas públicas e soluções de gerenciamento de resíduos plásticos em níveis nacional, regional e internacional, bem como uma cooperação público-privada para melhorar a gestão desses resíduos. Foram discutidos critérios para o financiamento de projetos no âmbito da parceria.
Além das discussões em plenárias, Patrícia Iglecias e Claudia Lamparelli participaram da abertura da exposição promovida pelo Ministério de Meio Ambiente das Ilhas Seychelles para conscientizar a população sobre o problema do lixo no mar, e ainda integraram uma força-tarefa organizada pela gerente de programação do Ocean Project Seychelles, Natasha Burian, de coleta de lixo nas praias.