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Reunião de capacitação com prestadores de serviços aconteceu no último dia 27

Prestadores de serviços terceirizados na CETESB participaram, no último dia 27/09, de um evento de capacitação sobre o Código de Conduta e Integridade da Companhia, e também sobre o Canal de Denúncias, no auditório Francisco Thomaz Van Acker.

A capacitação é coordenada pelo diretor de Gestão Corporativa, Clayton Paganotto, e ministrada pelo gerente da Divisão de Conformidade e Gestão de Riscos, Roberto Luiz Mendonça Garcia, com apoio executivo da Divisão da Gestão do Conhecimento e do Setor de Capacitação e Formação Continuada.

Conforme lembrou Paganotto, o Código de Conduta e Integridade disponibilizado para toda a Companhia, previsto pela Lei n° 13.303/2016, define um conjunto de valores, condutas e regras que norteiam comportamentos a serem seguidos, assegurando transparência, eficiência, conduta ética, práticas de não discriminação, resolução de conflitos de interesse e proteção à informação sigilosa, bem como disciplina sobre as incompatibilidades dos administradores, conselheiros fiscais, empregados e terceirizados no exercício de suas funções.

Segundo o diretor, o Código de Conduta e Integridade aplica-se aos conselheiros, ao presidente, aos diretores e aos empregados – incluindo os cedidos e os licenciados por qualquer motivo – , servidores de outros órgãos afastados regularmente junto à Companhia, estagiários, aprendizes e terceiros a serviço da CETESB.

Já o Canal de Denúncias, de acordo com Roberto Garcia, permite o registro de denúncias, anônimas ou não, internas e externas, relativas às violações ao Código de Conduta e Integridade. “Essas denúncias, feitas principalmente por meio eletrônico, serão analisadas e deliberadas pelo Comitê de Ética”, esclareceu.

“Além disso, o curso sobre o Código de Conduta e Integridade ministrado para o corpo gerencial em 2018 está sendo disponibilizado a todos os empregados, na modalidade Ensino a Distância, assim como a todos os prestadores de serviços terceirizados, visando difundir a cultura de integridade e a valorização do comportamento ético, conforme determina a Lei nº 13.303/16”, complementou.

As auxiliares de limpeza Maria Aparecida da Silva e Isabel Cristina, que participaram da capacitação no auditório saíram animadas com as apresentações e esclarecimentos dados aos presentes. Maria, que presta serviços na Companhia há seis anos, elogiou a iniciativa: “Muito bom e interessante, um alerta para todos. Auxiliam nossos chefes e a todos, sobre como devemos nos comportar, como procurar nossos direitos e, dependendo, denunciar, de forma anônima, sem precisarmos nos identificar.”

No que concorda em grande parte Isabel Cristina, que trabalha na CETESB há dois anos: “Apesar do tempo curto, o curso sobre ética e conduta foi muito bom e proveitoso. Serviu para nos orientar sobre as ocorrências do dia a dia e saber a quem recorrer, onde pedir ajuda e evitar ou denunciar constrangimentos. Essas condutas e valores têm que ser cumpridos por todos, para o bom convívio de todos”.

Terceirizados receberam orientação
Roberto Garcia ministrou no encontro
Maria
Isabel Cristina

Fotos: José Jorge / Pedro Calado