A advogada e professora Patrícia Faga Iglecias Lemos, ex- secretária estadual do Meio Ambiente – agora Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente -, assumiu nesta quarta-feira, dia 9, a presidência da CETESB. Livre-docente, Doutora e Mestre pela Universidade de São Paulo (USP), Patrícia Iglecias foi empossada pelo presidente do Conselho de Administração da companhia, Vanderlei Fidelis, em solenidade realizada na sede da empresa. O ato de posse da nova Diretoria Plena da CETESB contou com a presença do secretário da Pasta, Marcos Penido, que mostrou-se honrado em participar de uma solenidade que oficializou na direção da Companhia uma equipe de especialistas e com larga experiência na área ambiental.
Também tomaram posse Zuleica Maria de Lisboa Peres, na Diretoria de Controle e Licenciamento Ambiental; Clayton Paganotto, na de Gestão Corporativa; Carlos Roberto dos Santos, Engenharia e Qualidade Ambiental e Domenico Tremaroli, de Avaliação de Impacto Ambiental.
Patrícia Iglecias também é graduada em Direito pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Em seu trajeto profissional, tem atuação como Superintendente de Gestão Ambiental e professora associada na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo desde 2009, com larga experiência na carreira acadêmica, em projetos de pesquisa, publicação de artigos em periódicos, livros publicados, participação e moderação de eventos e entrevistas entre outros.
Foi secretária de Estado do Meio Ambiente de São Paulo no período de 2015 a 2016. Em suas premiações e títulos, recebeu o Destaque Sustentabilidade – WOCA 2018 – em tributo e reconhecimento pela carreira em prol da gestão ambiental e atuação no programa cidades do pacto global da ONU, GCSM – Global Council of Sales Marketing.
Zuleica Maria de Lisboa Perez, Diretora de Controle e Licenciamento Ambiental, é engenheira agrônoma formada pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista, com especialização em Informações de Mercado, Capacitação Gerencial e Ingeniería y Gestión de la Costa, pela Universidad de Cantabria, na Espanha. Já ocupou cargos gerenciais na CETESB, como gerente do Departamento de Desenvolvimento Institucional Estratégico, gerente do Departamento de Qualidade Ambiental da Diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental. Na Secretaria Estadual de Agricultura e Abastecimento foi Coordenadora de Abastecimento. Na Secretaria do Meio Ambiente, atuou como Coordenadora de Planejamento Ambiental e de Educação Ambiental.
O Diretor de Gestão Corporativa Clayton Paganotto, possui dois MBAs em Logística Empresarial e Finanças e Controladoria pela Fundação Getúlio Vargas (FGV). É bacharel em Administração pela Escola Superior de Administração de Negócios (ESAN/SP). Possui larga experiência profissional em empresas de grande porte nas áreas de operações comerciais, industriais, planejamento e financeiro / administrativo, onde ocupou cargos gerenciais.
Carlos Roberto dos Santos, Diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental é doutor em Ciências e mestre em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, especialista em Administração Industrial pela Escola Politécnica da USP e engenheiro mecânico pela Faculdade de Engenharia Industrial da Universidade Braz Cubas. Atua na área de engenharia e meio ambiente há 29 anos. Ex-presidente da CETESB, ingressou na empresa por concurso público e já atuou como Diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, ocupando cargos técnicos, gerenciais e de assessoria. Atuou como membro em diversos Conselhos como: CONSEMA – Conselho Estadual de Meio Ambiente; Conselho de Orientação da Escola Superior da CETESB (Membro e Presidente); Conselho de Administração da CETESB e FEPRAC – Fundo Estadual para a Prevenção e Remediação de Áreas Contaminadas do Estado de São Paulo.
O Diretor de Avaliação de Impacto Ambiental, Domenico Tremaroli, é técnico em saneamento pelo Colégio Técnico de Jundiaí, Biólogo pela Faculdade Padre Anchieta de Jundiaí. É funcionário da CETESB desde 1976, atuando em cargos gerenciais com experiência nas áreas de saneamento básico, controle de poluição e gestão ambiental de recursos naturais. Em sua trajetória profissional atuou na gestão de ações em Unidades de Conservação, Comitê de Bacias Piracicaba, Capivari, Jundiaí, desde 2003, onde foi gestor das ações de recuperação da qualidade das águas da Bacia do Rio Jundiaí, que resultou na sua utilização para abastecimento público, uma ação inédita e de referência no Brasil e termos de reenquadramento de curso d’água.