O embaixador da República de Fiji, Cama Tuqilaqila Tuiloma, foi recebido nesta terça-feira 23, pelo presidente Otavio Okano e diretores, para continuidade das conversas visando ao estabelecimento de acordos de cooperação e de intercâmbio técnico e científico com a Cetesb. O embaixador Tuiloma já esteve em reunião na presidência em dezembro de 2013, quando se iniciou as discussões voltadas à cooperação bilateral entre a Agência Ambiental e as Ilhas Fiji, um arquipélago formado por 332 ilhas no Oceano Pacífico, na Oceania.
Tuiloma reforçou, neste novo encontro, que seu país tem interesse na “expertise” da Cetesb na área de controle ambiental com as atividades industriais e produtivas, já que as Ilhas Fiji têm como um dos principais itens de sua economia o cultivo de cana e de produção de açúcar, ao lado do turismo e da indústria de pesca.
O embaixador lembrou que eventuais convênios com a agência ambiental paulista poderiam se estender também aos demais países insulares da região. São dezesseis países na região da Oceania, sobre os quais a República de Fiji mantém liderança e que poderiam se beneficiar dos acordos firmados com a instituição brasileira.
Além das questões de controle ambiental, outros pontos de interesse referem-se a assuntos relacionados ao tratamento de resíduos, aproveitamento energético, biodiversidade, legislação ambiental e reduções de emissões.
Participaram da reunião o vice-presidente da Cetesb, Nelson Bugalho e os diretores Aruntho Savastano, de Controle e Licenciamento Ambiental e Carlos Roberto dos Santos, de Engenharia e Qualidade Ambiental, além do assistente executivo José Eduardo Bevilacqua, representando a Diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental.