CETESB prepara cursos para o Instituto de Criminalística, Ministério Público e Polícia Civil
Post publicado:04/05/2012
Representantes do Ministério Público, do Instituto de Criminalística e da Polícia Civil do Estado de São Paulo estiveram reunidos, em 03/05, na sede da CETESB – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, com Otavio Okano, presidente da Companhia, e Nelson Bugalho, vice-presidente, para discutirem a programação de cursos voltados aos peritos criminais, com o objetivo de aprimorar o trabalho desenvolvido por esses profissionais e, ao mesmo tempo, ampliar a capacidade de resposta especializada, no Estado, à crescente demanda envolvendo as questões ambientais. A reunião contou ainda com as presenças de Carlos Robertos dos Santos, diretor de Engenharia e Qualidade Ambiental, e demais assessores, tendo sido apresentada uma sugestão de programa, com cursos específicos, conteúdo e carga horária.
“Essa parceria é sempre bem-vinda, pois estamos trabalhando juntos pelo Governo do Estado de São Paulo e pela mesma causa”, afirmou Okano. Já para Nelson Bugalho, “os objetivos são os mesmos, porém os meios são diferentes”. As representantes do MP e do Instituto de Criminalística, respectivamente, Lídia Passos e Karla Campos, disseram que não é por acaso que a CETESB tem uma história ambiental de 40 anos. “Em muitos casos que atendemos, precisamos de uma orientação técnica da CETESB. Esse treinamento vem atender à nossa demanda”, justificam.
Os cursos propostos, ainda sem data para início, foram elaborados por técnicos da CETESB, após várias discussões e sugestões com as representantes das instituições, para se alinharem com a realidade dessas entidades, e serão coordenados também por eles. Os cursos propostos são: “Legislação Florestal – Áreas de Proteção Permanente, Proteção à Mata Atlântica e Proteção ao Cerrado”, coordenado pelo engenheiro Antônio Luiz Lima de Queiroz; e “Gestão de Resíduos Sólidos” e “Gerenciamento de Áreas Contaminadas”, coordenados pelo engenheiro civil Alfredo Carlos Rocca. Já o curso “Coleta e Preservação de Amostras de Água e Sedimento” será coordenado pelo biólogo Carlos Jesus Brandão e pelo técnico ambiental Paulo Sérgio Gonçalves Rocha – esse curso é limitado, com a participação de até 30 alunos e será dividido em duas turmas. E, por fim, o curso “Atendimento a Emergências Químicas” terá a coordenação técnica de Jorge Luiz Nobre Gouveia.
Todos os cursos terão a duração de 8 horas e as aulas serão ministradas no Instituto de Criminalística, no bairro do Butantã. As aulas práticas do curso de “Coleta e Preservação de Amostras” ocorrerão na Sede da CETESB, onde será realizado um simulado de coleta de amostras.
Texto: Rosely Ferreira
Fotos: José Jorge
Uso sustentável da água é a “utilização da água que apoia a capacidade da sociedade humana de resistir e florescer num futuro indefinido, sem prejudicar a integridade do ciclo hidrológico ou dos sistemas ecológicos que dele dependem” (Gleick, 1998).
A Segurança Hídrica, de acordo com o conceito da Organização das Nações Unidas (ONU), existe quando há disponibilidade de água em quantidade e qualidade suficientes para o atendimento às necessidades humanas, à prática das atividades econômicas e à conservação dos ecossistemas aquáticos, acompanhada de um nível aceitável de risco relacionado a secas e cheias (PNRH, 2020-2040).
Mudanças Climáticas Globais
As mudanças climáticas são transformações a longo prazo nos padrões de temperatura e clima.
Essas mudanças podem ser naturais, como por meio de variações no ciclo solar. Mas, desde 1800, as atividades humanas têm sido o principal impulsionador das mudanças climáticas, principalmente devido à queima de combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás. Como a Terra é um sistema, onde tudo está conectado, mudanças em uma área podem influenciar mudanças em todas as outras. As consequências das mudanças climáticas agora incluem, entre outras, secas intensas, escassez de água, incêndios severos, aumento do nível do mar, inundações, derretimento do gelo polar, tempestades catastróficas e declínio da biodiversidade.