Durante três dias (1º a 3 de fevereiro), representantes de Argentina, Chile, Costa Rica, Colômbia, Equador, Guatemala, Honduras, México, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Brasil discutiram estratégias para reforçar e melhorar a compreensão de práticas de prevenção, preparação e resposta às emergências, bem como a gestão e a redução de riscos de produtos químicos a fim de integrar ações relativas às Convenções de Basileia, Roterdã e Estocolmo, em workshop promovido na Cetesb.
Além das aulas teóricas, foi possível a realização de um exercício simulado para combate ao vazamento envolvendo produtos e resíduos químicos perigosos. Com a supervisão dos técnicos do Setor de Atendimento a Emergências da Cetesb, os 35 participantes do workshop puderam vivenciar uma situação crítica de descarte de resíduos químicos perigosos em área pública. O treinamento prático, feito no Parque Candido Portinari, ao lado do Parque Villa-Lobos, enriquece a experiência dos participantes, que será levada aos outros países.
O workshop sobre Prevenção, Preparação e Resposta de Emergência em relação a Incidentes causados por Produtos Químicos e Resíduos Perigosos foi realizado pela divisão de Acordos Multilaterais da Cetesb e contou com a participação de várias instituições internacionais.
Texto: Rose Ferreira
Fotos: Pedro Calado e José Jorge