A Diretoria de Avaliação de Impacto Ambiental da CETESB emitiu, em 19/10, a LO – Licença de Operação da Central Geradora Hidrelétrica Guaraú, da Paulista Geradora de Energia S/A, que conta com a participação da SABESP, Servtec e Tecniplan em uma Sociedade de Propósito Específico (SPE).
A CGH foi projetada para uma vazão de 33,00 m3/s, aproveitando a água captada no Sistema Produtor Cantareira, que é destinada ao abastecimento de parte da cidade de São Paulo, com previsão de geração de mais de 4,0 MW de energia elétrica.
A hidrelétrica de pequeno porte se vale de um desnível topográfico de 22 metros e tira proveito da velocidade de escoamento das águas brutas, que passam pela área da Estação de Tratamento de Água Guaraú, no Reservatório de Águas Claras, no Rio Juqueri-Mirim.
O empreendimento adota o conceito de desenvolvimento sustentável, salientando a importância do Sistema Cantareira, fundamental para resguardar a segurança hídrica do estado de São Paulo. Compartilha as infraestruturas para múltiplos usos dos recursos hídricos, como é o caso da geração de energia a partir desse sistema.
As obras de implantação da CGH Guaraú duraram 24 meses, finalizadas em abril/2023. Geraram empregos para 40 trabalhadores, alternando em cada etapa da instalação