Buscando sempre a conscientização dos motoristas, agentes da CETESB realizaram, em 19/09, o último comando de fumaça preta, dentro da Operação Inverno 2023. Feita em 24 pontos de grande fluxo de veículos movidos a diesel, em todo o Estado, a operação autuou 410 veículos que emitiam fumaça preta acima dos padrões estabelecidos pela legislação ambiental, de um total de 35.971 veículos fiscalizados.
Para constatar a emissão de fumaça preta, no comando de hoje, os agentes da CETESB usaram a Escala de Ringelmann – cartão com tonalidades que vão do cinza claro ao preto, feito para avaliação colorimétrica visual da fumaça emitida por motores movidos à diesel. O comando contou com apoio da Polícia Militar Rodoviária, Polícia Ambiental e Polícia Rodoviária Federal.
Na soma das três ações implementadas no inverno 2023, os técnicos da Companhia fiscalizaram 89.732 veículos e autuaram 1.262. O comando, apesar do caráter fiscalizatório, tem o objetivo de conscientizar os motoristas de veículos diesel quanto a correta regulagem do motor de seu caminhão. Com a medida o veículo emitirá menos fumaça preta, economizará combustível, aumentará a vida útil, e, principalmente, contribuirá para redução de ocorrências de episódios críticos de poluição do ar.
Segundo o gerente do departamento de Apoio Operacional, Carlos Lacava, um dos responsáveis por organizar os comandos, um veículo regulado contribui para diminuição da poluição. “As fontes veiculares são responsáveis por grande parte da poluição. Os veículos movidos a óleo diesel, por suas características, lançam grande quantidade de partículas tóxicas para a atmosfera, sobretudo quando em baixa condição de manutenção e alta emissão de fumaça preta. A conscientização e colaboração dos motoristas é fundamental.” Explica.
Carlos Lacava afirma que no inverno a situação se agrava. “As condições meteorológicas desfavoráveis à dispersão resultam na piora da qualidade do ar. Por este motivo, a CETESB intensifica a fiscalização , medida que visa induzir a regulagem dos veículos, o que proporciona benefícios ambientais, sociais e econômicos.”
O comando de hoje ocorreu em: São Bernardo do Campo, Cotia, São Paulo (2 pontos), Itaquaquecetuba, Campinas, Jundiaí, Paulínia, Rio Claro, Sorocaba, Araçatuba, Jales, Marília, Presidente Prudente, Pederneiras, Batatais, Jardinópolis, Mogi Mirim, Cubatão (2 pontos), Registro, Jacareí, Taubaté e Barueri.
Ações Operação Inverno 2023
No primeiro comando do ano, realizado em 14 de junho, em 16 pontos, foram fiscalizados 23.113 veículos movidos a diesel. Destes, 365 estavam com emissão de fumaça preta acima dos padrões estabelecidos pela legislação ambiental. Em 22 de agosto, ocorreu a segunda ação, com agentes distribuídos por 23 pontos do Estado. Dentre os 30.648 caminhões fiscalizados, 487 foram autuados por emissão de fumaça preta acima do limite.
Conscientização e Educação Ambiental
As campanhas de conscientização promovidas pela Companhia são realizadas pelo setor de Controle de Emissões Veiculares, com apoio da divisão de Emissões Veiculares, da diretoria de Engenharia e Qualidade Ambiental da CETESB. Neste ano, além dos três comandos, a CETESB realizou duas ações educativas junto aos condutores de veículos, em conjunto com associações de empresas de transporte de carga.
A primeira, em 23 de junho, no Terminal de Passageiros do Porto de Santos, fez testes de opacidade em 17 veículos, com nove aprovados e oito reprovados. A outra ação educativa foi no polo industrial de Cubatão, na Baixada Santista, em 11 de setembro.
Nela, os agentes inspecionaram nove veículos, sendo seis por teste de opacidade da fumaça emitida pelo cano de escapamento, com apenas um reprovado. Outros três veículos tiveram verificações de ARLA 32, um fluído automotivo que atua nos sistemas de exaustão do motor, reduzindo em até 98% as emissões de NOX – óxidos de nitrogênio na atmosfera.