Um curso intensivo de três dias foi ministrado pelos técnicos do Setor de Atendimento a Emergências da CETESB a 34 policiais do GATE – Grupo de Ações Táticas Especiais, da Polícia Militar do Estado. O último dia do treinamento, em 29/06, teve um simulado de ocorrência envolvendo produtos químicos e perigosos, e contou com a presença da diretora de Engenharia e Qualidade Ambiental, Carolina Fiorillo Mariani, em seu encerramento.
Durante as aulas teóricas, nos dois primeiros dias, os especialistas da CETESB transmitiram, entre outras, informações sobre riscos químicos, equipamentos de monitoramento e procedimentos nas ações emergenciais.
No simulado, um espaço confinado em um depósito irregular de produtos químicos improvisado e escuro emitia odor e fumaça intensa, dificultando o atendimento. Os homens do GATE se dividiram em equipes e atuaram nos cenários montados em um dos pátios existentes na sede da Companhia, com posto de comando e corredor de descontaminação, além do galpão onde se encontravam os produtos químicos, até controlarem a situação e encerrarem o atendimento emergencial.
Ao final do curso, a diretora da CETESB fez um agradecimento especial aos policiais do GATE e salientou a importância da interação entre os grupos das duas instituições, que atuaram conjuntamente em algumas ocorrências.
Os representantes do GATE receberam das mãos do gerente em exercício do Setor de Atendimento a Emergências, Agnaldo Ribeiro Vasconcellos, um exemplar impresso do Manual de Atendimentos a Emergências Químicas. Por sua vez, o capitão Lyons e o sargento Oliveira enfatizaram a excelência do curso ministrado pelos profissionais da Agência Ambiental Paulista e fizeram questão de homenageá-los mediante a entrega de certificados de agradecimento especialmente confeccionados pela corporação.
O curso foi realizado numa parceria com o departamento de Desenvolvimento Estratégico e Institucional e a Escola Superior da CETESB. A coordenação foi de Tânia Gasi, gerente da divisão de Gestão do Conhecimento; Lina Aché, gerente do PDGF – setor de Capacitação e Formação Continuada, e Fátima Aparecida da Silva, também do PDGF.