O Inventário de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE) por queima de combustíveis no Estado de São Paulo (1990 a 2008) é parte integrante do Inventário Estadual do Setor de Energia, que inclui todas as emissões antrópicas de GEE devidas à produção, transformação e ao consumo de energia, incluindo, tanto as emissões resultantes da queima de combustíveis, quanto às emissões de fuga na cadeia de produção, transformação, distribuição e consumo de energia.
Dentro do subsetor de queima de combustíveis, foram utilizadas abordagens distintas baseadas na metodologia do IPCC (1996): a abordagem de referência (top-down) e a abordagem setorial (bottom-up). O método top-down considera apenas a oferta de energia no estado, sem o detalhamento sobre como essa energia é consumida para estimar as emissões de dióxido de carbono (CO2). O método bottom-up identifica onde e como ocorrem as emissões em cada setor, a abordagem setorial realizada neste trabalho permite estimar as emissões de CO2 e outros gases que causam efeito estufa em um nível mais desagregado, possibilitando a identificação dos setores com maiores emissões.
O relatório é composto de duas partes. Na primeira são calculadas e analisadas as emissões setoriais de CO2 e, na segunda parte, são calculadas e analisadas as emissões setoriais de outros gases não-CO2 que contribuem para o agravamento do efeito estufa.
A elaboração do presente documento foi realizado pela CICLO AMBIENTAL com a supervisão da CETESB, dentro do “Projeto Apoio à Política Climática do Estado de São Paulo” sob a coordenação do PROCLIMA/CETESB, com o apoio da Embaixada Britânica do Brasil.
-
-
-
-
- Sumário Executivo – Emissões no Setor de Energia: Abordagem de Referência (Top Down)
- Documentos de Referência
- Brasil. MCT. Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima. Brasília: Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento – SEPED, 2004. (Período: 1990 – 1994)
- Brasil. MCT. Segunda Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – Volume 1 . Brasília: Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento – SEPED, 2010. (Período: 1990 – 2005)
- Brasil. MCT. Segunda Comunicação Nacional do Brasil à Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – Volume 2 . Brasília: Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento – SEPED, 2010. (Período: 1990 – 2005)
- BRASIL. MCTIC. Estimativas anuais de emissões de gases de efeito estufa no Brasil. 1. ed. Brasília: Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento – SEPED, 2013
- BRASIL. MCTI. Estimativas anuais de emissões de gases de efeito estufa no Brasil. 2. ed. Brasília: Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento – SEPED, 2014
- Decreto Nº 56.918, de 08 de abril de 2011 – Altera a composição do Comitê Gestor e do Conselho Estadual, da Política Estadual de Mudanças Climáticas – PEMC
- Decreto Nº 55.947, de 24 de junho de 2010 – Regulamenta a Lei Nº 13.798, de 9 de novembro de 2009, que dispõe sobre a Política Estadual de Mudanças Climáticas
- Lei Nº 13.798, 9 de novembro de 2009 – Institui a Política Estadual de Mudanças Climáticas – PEMC
- Lei Nº 13.798, 9 de novembro de 2009 – Institui a Política Estadual de Mudanças Climáticas – (SPCC) Inglês
- FBDS. Energia – Diretrizes para uma economia verde no Brasil II: Métrica da economia verde. Brasil, 2014
-
-
-
Apoio: UK