No local de ocorrência
- Lavar roupas de proteção e equipamentos de respiração com água.
- Após a lavagem remover roupas e equipamentos e dispô-los em sacos plásticos para o transporte.
- Não fumar, comer, beber, nem tocar o rosto.
- A equipe que realizar a descontaminação deverá utilizar roupas de proteção, assim como
equipamentos de respiração. - Equipamentos de medição, ferramentas e outros que foram utilizados no atendimento
deverão ser recolhidos em sacos plásticos para posterior descontaminação.
Em local próprio
- Lavar e esfregar todos os equipamentos protetores como luvas, botas e roupas, além dos equipamentos de respiração e enxaguá-los com água.
- Mesmo as roupas utilizadas sob as roupas de proteção deverão ser removidas e lavadas.
- Banhar-se esfregando todo o corpo com água e sabão, com especial cuidado, nas áreas ao redor da boca, fossas nasais e debaixo das unhas.
- Não fumar, beber, comer, tocar o rosto, nem urinar antes de haver completado as atividades previstas no item anterior.
- Procurar atendimento médico, informando-o sobre o produto envolvido na ocorrência.
Observação
Ao chegar no local de trabalho os sacos plásticos contendo material contaminado deverão ser colocados ao ar livre e em área isolada para impedir o contato de outras pessoas com os mesmos.
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Recomendações
Em casos onde houver a necessidade de troca de cilindro de ar durante a operação deverão ser seguidas as etapas abaixo:
- Lavar o cilindro com água antes de removê-lo.
- O cilindro removido deverá ser colocado em invólucro plástico para posterior descontaminação.
- O técnico encarregado de lavar e substituir o cilindro deverá usar roupa de proteção, assim como equipamentos de proteção respiratória. Outro aspecto importante diz respeito a descontaminação de equipamentos. Sempre que possível deverão ser adotadas ações, de modo a prevenir a contaminação de equipamentos de medição e de coleta. Os equipamentos de medição não são normalmente contaminados, a menos que tenham recebido respingos dos produtos. Uma vez contaminados, torna-se muito difícil limpá-los sem danificá-los. Qualquer instrumento delicado, que não pode ser facilmente descontaminado, deve ser protegido durante o seu uso. O equipamento pode ser envolvido num saco plástico com algumas aberturas para facilitar a realização das medições e ventilação do mesmo.
Equipamentos de madeira são difíceis de descontaminar, uma vez que o material absorve produtos químicos. Eles deverão ser mantidos no local e manuseados por técnicos portando EPI’s. Ao final do atendimento esses materiais deverão ser descartados.
Caminhões, pás-carregadeiras e outros equipamentos pesados são de difícil descontaminação. O método normalmente utilizado é a lavagem com água pressurizada ou esfregar as áreas acessíveis com uma solução de detergente e água sob pressão.
As soluções de lavagem e limpeza deverão ser armazenadas, por exemplo numa bacia grande ou numa pequena piscina. Posteriormente, estas soluções deverão ser transferidas para tambores, os quais deverão ser rotulados adequadamente e enviados com resíduos para tratamento ou disposição adequados.
Para os produtos que não se encontram listados nos procedimentos apresentados, estes poderão ser classificados quanto à sua toxicidade através do seu valor de DL50 – Dose Letal 50, que representa a dose capaz de matar 50% da espécie testada.
A tabela abaixo apresenta as faixas de DL50 oral para ratos, bem como, a dose letal provável para o homem.
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Os produtos com DL50 oral menor que 50 mg/kg podem ser considerados como de alta toxicidade. Já os produtos com DL50 oral entre 50 mg/kg a 5g/kg podem ser considerados como de média toxicidade. E os produtos com DL50 maior que 5 g/kg podem ser considerados como de baixa toxicidade.