Cetesb homenageada no Dia Nacional do Campo Limpo

Durante as comemorações do Dia Nacional do Campo Limpo, ocorrido no dia 18 de agosto, em Taubaté, marcando também o encerramento do projeto de recebimento e destinação ambientalmente adequada de defensivos agrícolas proibidos por lei, como o hexaclorobenzeno (BHC), no estado, a Cetesb recebeu uma homenagem pelas ações desenvolvidas na área de gerenciamento das embalagens vazias de agrotóxico.

A homenagem, traduzida por uma placa alusiva à data, foi entregue por representantes do Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) ao diretor de Controle da Poluição e Licenciamento Ambiental, Geraldo do Amaral, e também ao coordenador do Projeto de Destinação Final de Agrotóxicos Obsoletos, na ocasião representando o presidente da Cetesb, Carlos Roberto. O governador Geraldo Alckmin e o secretário estadual do Meio Ambiente, Ricardo Salles, participaram do evento.

Entre as ações desenvolvidas pela Cetesb, está o controle do destino das embalagens vazias de agrotóxico, por meio do licenciamento de estabelecimentos destinados a atividades que envolvam o recebimento dessas embalagens, bem como produtos em desuso ou impróprios para utilização. A agência ambiental também participou ativamente do projeto de recolhimento de produtos obsoletos, que permitiu a retirada de cerca de 300 toneladas de BHC, destinados à incineração em unidade ambientalmente adequada.