Operação Fumaça Preta fiscaliza 35 mil veículos e multa 605 no Estado

Ação foi realizada em 23 pontos de São Paulo e tem como objetivo punir os maiores responsáveis pela poluição do ar

A Secretaria do Meio Ambiente e a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo) multaram nesta segunda-feira, 605 veículos a diesel durante a Operação Fumaça Preta. A ação foi realizada em 23 pontos espalhados pelo Estado e fiscalizou mais de 35 mil caminhões.

A Operação Fumaça Preta é uma atividade de rotina da Cetesb desenvolvida durante o ano todo, intensificando-se nos meses mais frios, quando as condições climáticas são desfavoráveis à dispersão de poluentes atmosféricos.

O secretário do Meio Ambiente, Ricardo Salles, acompanhou a operação no comando instalado na Marginal Pinheiros, próximo à Ponte dos Remédios, ao lado do diretor-presidente da Cetesb, Carlos Roberto. Para Salles, “a operação é um passo importante para desenvolvermos uma política permanente de fiscalização e inspeção de veículos a diesel”, fundamental para a melhoria da qualidade do ar nas grandes cidades do Estado. Ele, no entanto, ponderou que é necessária uma política mais abrangente como a “mudança da matriz energética” para reduzir ainda mais a emissão de fumaça preta.

O ponto onde houve a maior aplicação de multas foi na blitz montada na Rodovia Anchieta, com 62 autuações. Nesse trecho, a Cetesb fiscalizou mais de 2,1 mil veículos a diesel. O valor da multa é de R$ 1,5 mil.

Toda ação contou com a participação de 70 técnicos da Cetesb e com o apoio da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal e o IBAMA.